Translate

terça-feira, 17 de maio de 2016

Ponto de Açúcar / Cozedura


Na doçaria dá-se o nome de Pontos aos diferentes estados porque passa a calda de açúcar pela acção da fervura e pelas diferentes consistências que se obtêm.
Sendo os principais: ponto de pasta, ponto de fio, ponto de cabelo, ponto de pérola, ponto de estrada, ponto de espadana, ponto de rebuçado e ponto de areia.  
 


Ponto de pasta

Introduz-se uma colher de pau na solução fervente e tira-se de seguida, deixando-a escorrer para o tacho: se a calda correr como se fosse água, diz-se que o açúcar ainda não está ponto. Logo que começar a aderir à colher uma pequena camada de açúcar, tem-se o ponto de pasta.


Ponto de fio

Continua-se um pouco mais a fervura: quando da colher correrem fios sem grande resistência, tem-se o ponto de fio.


Ponto de cabelo

Quando da colher correrem fios finos e estaladiços, tem-se o ponto de cabelo.


Ponto de pérola

Quando o fio que corre da colher for mais espesso e ao cair formar uma gota tipo pérola suspensa na extremidade, tem-se o ponto de pérola.


Ponto de estrada

Quando, ao passar uma colher de madeira no fundo do recipiente, onde se encontra a calda, se formar como que uma estrada que deixa ver o fundo, tem-se o ponto de estrada.


Ponto de espadana

Quando, ao retirar a colher, a calda cai em lâminas, com o aspecto de fitas de nastro, tem-se o ponto de espadana.


Ponto de rebuçado


Quando um pouco de calda, deitada numa tigela com água fria, se juntar num montinho duro e quebradiço, tem-se o ponto de rebuçado. 

Invente

Nenhum comentário:

Postar um comentário